Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Museu Victor Meirelles mostra que tamanho não é documento

Todo mundo sabe que a volta ao trabalho não é muito fácil. Mas as águas de março estão beirando a nossa porta e não tem outro jeito. O mais gostoso é compartilhar um bocadinho das férias com os amigos; aquilo que ficou com gosto de quero mais. Pois é, há mais de vinte anos que costumo visitar a ilha de Florianópolis e ainda não tinha me chamado a atenção o Museu Victor Meirelles. Há alguns anos, porém, tenho recebido muitas divulgações de programas ali oferecidos. Pensei: preciso conhecer esse museu. A localização é facílima. Fica na parte alta do centro da cidade, quase ao lado da Praça XV, próximo do famigerado Museu Cruz e Souza. Surpreendeu-me. O prédio é a antiga residência de Victor e sua família, construído em meados do século XVIII. O Museu existe há 50 anos. O que mais gostei é que é um museu pequeno, com pouco espaço expositivo, mas que soube dispor muito bem da potencialidade da biografia do artista. Quem é Victor Meirelles? Basta mencionar a sua mais conhecida obra, divulgada principalmente nos livros didáticos de História. "A primeira missa no Brasil" é praticamente uma certidão visual de nascimento do Brasil. Poucos sabem, porém, que a obra feita sob encomenda foi pintada alguns séculos após o descobrimento. Além de apresentar algumas obras, emprestadas especialmente pelo Museu Nacional de Belas Artes, detentor de quase totalidade de seu acervo, o Museu Victor Meirelles preocupa-se em problematizar o trabalho do artista, através do diálogo com a arte contemporânea. Como se não bastasse, ainda reserva o térreo da casa para exposições temporárias de artistas. Saí satisfeita do Museu. Gosto de museus assim, que em uma curta e despretensiosa visita me ensinem sobre arte, história e cultura brasileira. Fiquei torcendo para que algum/a historiador/a preocupado com a história visual tome esse artista e sua obra como objeto de estudo. Seria um prato cheio! Quem quiser saber mais, é só acessar http://www.museuvictormeirelles.org.br.

5 comentários:

Kelli Mattes disse...

Interessante, professora. Não sabia disso. Seu comentário me fez lembrar do MARSUL, localizado em Taquara. Pequeno, mas com todos os espaços muito bem pensados e aproveitados e com um acervo formidável sobre o RS. O único lamento é que é desconhecido pela maioria das pessoas que residem fora desta Cidade.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV Digital, I hope you enjoy. The address is http://tv-digital-brasil.blogspot.com. A hug.

Unknown disse...

Olá Professora!

Já tinha vindo visitar o seu Blog, mas não havia comentado ainda.

Adorava ler sobre a Mitologia greco-romana e achei demais o nome do seu Blog e a explicação dada.

Até nossa aula presencial.

Abraços.

Anônimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.

Anônimo disse...

[url=http://www.kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/logo.png[/img][/url]

מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - אינטימיות, [url=http://kfarbair.com/services.html]שקט[/url] . אנחנו מספקים שירותי אירוח מיוחדים גם יש במקום שירות חדרים המכיל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]סעודות רומנטיות[/url] במחירים מיוחדים אשר יוגשו ישירות לחדרכם.

לפרטים נא לפנות לעמוד המלון - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]