Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Observatório de Museus

Na correria,prefiro não deixar de colocar aqui essa notícia, publicada no Boletim do MINC:
"Observatório de Museus e Centros Culturais inaugura portal na internet
O projeto é uma iniciativa do Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC) e tem como meta a identificação das instituições e os programas de pós-graduação no Brasil que produzem monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre museus.
Além de permitir uma avaliação da dinâmica da produção acadêmica referente a essas instituições, a pesquisa identifica as áreas do conhecimento nas quais a produção é mais freqüente, os temas e as abordagens prevalecentes em dado período, a natureza da instituição produtora e sua localização.
O estudo pode ser conferido no site do Observatório: www.fiocruz.br/omcc. Os interessados podem também conferir o perfil dos visitantes dos museus, ver o mapa das diferentes situações e modalidades de visitas e a identificação dos processos e contextos promotores de acesso aos museus e centros culturais para variados segmentos da sociedade.
Contribuição dos visitantes
Para se manter sempre atualizado, o portal estimula o público a enviar seu texto de pesquisa (dissertação, tese, monografia, relatório) em PDF para a seção Estante Virtual. Ou também sugestão bibliográfica no espaço disponível da seção Fale conosco.
O portal é fruto da parceria entre o Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, o Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/IPHAN) a Diretoria Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz, , a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins."

Eu já acessei e é muito bacana, mas está em construção, dependendo que os pesquisadores alimentem seu banco de dados. Vamos lá, acessem www.fiocruz.br/omcc.

Um comentário:

Jeniffer Cuty disse...

Olá Zita, parabéns pelo blog. Descobri o endereço por acaso, num convite do Ortiz para o lançamento do inventário de personagens populares do centro de Porto Alegre. Um grande abraço, Jeniffer