Total de visualizações de página

domingo, 7 de outubro de 2007

Museu Maravilha!

Corre no senso comum que a população brasileira pouco valor dá aos museus. Os museus no Brasil estariam muito longe de serem um divertimento da cultura de massas, tal como o são alguns museus norte-americanos. Também não poderiam ser considerados baluartes da construção identitária, como é o Museu Nacional de Antropologia do México. Sempre os exemplos estrangeiros impedindo-nos de mirar a nós mesmos, com nossos próprios olhos. Os museus podem não ser freqüentados por multidões o ano todo, mas quem negaria a imagem televisionada que mostrou milhares de pessoas visitando o Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, no último 7 de Setembro. Para quem não sabe, lá está exposta a tela "O Grito" de Pedro Américo e o próprio prédio foi concebido como um monumento à Independência. Se isso não foi uma demonstração espontânea de patriotismo, não sei o que poderia ser (o desfile?). Agora, mais uma surpresa. O Museu Imperial de Petrópolis-RJ foi escolhido como uma das maravilhas do Rio de Janeiro. Confira trecho do texto de sua diretora, Maria de Lourdes Parreiras Horta:

"A classificação do Museu Imperial em quinto lugar entre as sete maravilhas do Estado do Rio de Janeiro veio consagrar um fato já conhecido de todos os moradores e visitantes da região serrana: o de que o antigo Palácio de verão do Imperador D. Pedro II é um dos grandes atrativos turístico-culturais do nosso país. Se Petrópolis, elevada à categoria de cidade há 150 anos, foi a cidade dos sonhos do Imperador e seu refúgio predileto, não imaginava o monarca que seu pequeno castelo serrano fosse ser tão popular, tantos anos depois de sua idealização e construção, pelo major de engenheiros Júlio Frederico Koeler (que deu nome à rua mais bonita do país, a Avenida Koeler). O Museu Imperial é um dos museus mais visitados do Brasil, recebendo em torno de 270 a 300 mil visitantes nacionais e estrangeiros a cada ano. Destes, em torno de 70 mil são escolares, que chegam diariamente para usufruir as belezas do Palácio, de suas importantes coleções, e aprender de modo interessante e lúdico um pouco sobre a nossa história."

Parece que precisamos aprender alguma coisa com nossos próprios museus e, principalmente, precisamos visitá-los.

Um comentário:

Jussara disse...

Oi Zita, tudo bem com vc? Li o teu blogg, muito bom.Eu trablahei com vc no museu, lembra? Zita, preciso encontrar um especialista em patrimonio historico imaterail. Não sei se vc trabalha com o imaterial, mas se não trabalhas por favor indique alguem que trabalha. meu email é jussarapoa@hotmail.com e meu celular é 91912873