Total de visualizações de página

sábado, 12 de maio de 2007

Leituras de História Cultural

O GT de História Cultural da Associação Nacional de História-Setorial RS está promovendo mais um de seus eventos: Leituras de História Cultural

"A HERANÇA IMATERIAL", DE GIOVANI LEVI: MICRO-HISTÓRIA, MEMÓRIA SOCIAL E O CASO DO “SEMINÁRIO DA PRAINHA”, EM FORTALEZA
A História Cultural tem focalizado um vasto leque de temáticas – literatura, cidade, loucura, memória, religiosidade, cidadania, entre outras – e abordado vários domínios das ciências humanas. Esta vertente historiográfica vem se consolidando enquanto aporte teórico de análise, permitindo a ampliação dos debates, por exemplo, em torno de questões da micro-história e da transdisciplinariedade, entre outros.
Dando continuidade aos encontros "Leituras de História Cultural", iniciados em 2003 na Livraria Cultura de Porto Alegre, o Grupo de Trabalho de História Cultural/RS, vinculado à ANPUH/Núcleo RS, convida o público interessado a participar do próximo evento. Será no dia 15 de maio próximo, na Livraria Zouk, (rua Garibaldi, 1333), às 19 horas, entrada franca.
Os pesquisadores e historiadores Dr. Gisafran Juca e Me. Débora Krebs, tendo como ponto de partida a obra "A herança imaterial", de Giovani Levi, um clássico sobre micro-história, cujo mote é a história de um padre exorcista no século XVII no Piemonte italiano, discutirão temáticas como memória social, micro-história e religiosidade, relacionando-as à pesquisa histórica do professor cearense sobre a vida dos internos no “Seminário da Prainha”, uma instituição fundada em 1864 em Fortaleza.
O GT de HISTÓRIA CULTURAL-RS convida a todos os interessados para o debate destes trabalhos.

Data: 15/05/07 às 19h
Local: LIVRARIA ZOUK -
Rua Garibaldi, nº 1333
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: